domingo, 20 de abril de 2008

TRATADO NORTE-AMERICANO DE LIVRE COMÉRCIO (NORTH AMERICAN FREE TRADE AGREEMENT)


NAFTA

O Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (North American Free Trade Agreement) ou NAFTA é um tratado envolvendo Canadá, México e Estados Unidos da América numa atmosfera de livre comércio, com custo reduzido para troca de mercadorias entre os três países. O NAFTA entrou em vigor em 1º de janeiro de 1994.

Em 1988, os EUA e o Canadá assinaram um Acordo de Liberalização Econômica, formalizando o relacionamento comercial entre aqueles dois países. Em 13 de agosto de 1992, o bloco recebeu a adesão dos mexicanos. O atual NAFTA entrou em vigor em 1994, com um prazo de 15 anos para a total eliminação das barreiras alfandegárias entre os três países, estando aberto a todos os Paises da América Central e do Sul.

As opiniões sobre este acordo dividem-se: enquanto que alguns consideram que consolidou o comércio regional na América do Norte, beneficiou a economia mexicana e ajudou-a a enfrentar a concorrência representada pelo Japão e pela União Europeia, outros defendem que apenas transformaram o Canadá e o México em "colônias" dos EUA, piorou a pobreza no México e aumentou o desemprego nos EUA.

Restrições também deviam ser removidas de várias categorias, incluindo veículos automotores e peças automotivas, computadores, tecidos e agricultura. O tratado também protegeu os direitos de propriedade intelectual (patentes, copyrights, e marcas registradas) e esboçou a remoção de restrições de investimento entre os três países. Medidas relativas à proteção do trabalhador e do meio ambiente foram adicionadas mais tarde em conseqüência de acordos suplementares assinados em 1993.

Este acordo foi uma expansão do antigo “Tratado de livre comércio Canadá-EUA”, de 1989. Diferentemente da União Européia, a NAFTA não cria um conjunto de corpos governamentais supranacionais, nem cria um corpo de leis que seja superior à lei nacional. A NAFTA é um tratado sob a as leis internacionais. Sob as leis dos Estados Unidos ela é classificada melhor como um acordo congressional-executivo do que um tratado, refletindo um sentido peculiar do termo “tratado” na lei constitucional dos Estados Unidos que não é seguida pela lei internacional ou pelas leis de outros estados.

As finalidades deste bloco econômico, explicitados no Artigo 102 do acordo que formaliza mesmo, são:

·Eliminar as barreiras alfandegárias, e facilitar o movimento de produtos e serviços entre os territórios dos países participantes;

·Promover condições para uma competição justa dentro da área de livre comércio;

·Aumentar substancialmente oportunidades de investimento dos países participantes;

·Oferecer proteção efetiva e adequada e garantir os direitos de propriedade intelectual no território de cada um dos participantes;

·Criar procedimentos efetivos para a implementação e aplicação deste tratado, para sua administração conjunta e para a resolução de disputas;

·Estabelecer uma estrutura para futura cooperação trilateral, regional e multilateral para expandir e realçar os benefícios deste acordo.

·Diminuir a imigração clandestina partindo do México para os Estados Unidos.

Em suma, a finalidade é ampliar os horizontes de mercado dos países membros e maximizar a produtividade interna. Tal maximização é obtida por meio da liberdade organizacional das empresas, o que as permite que se instalem, de acordo com suas especializações, nos países que apresentarem menores custos dos fatores de produção. Tornar o dólar a moeda única nas transações comerciais entre os parceiros do NAFTA encontra sérias resistências da sociedade mexicana e até de certos setores do governo onde há o temor da perda da identidade nacional. Até 2009 o processo de integração deverá estar completo em que pese o México estar mais atrelado aos Estados Unidos que o Canadá. Os déficits que caracterizam este processo têm dificultado o alcance do bem-estar da maioria da população, ou seja, é mistério que se repense estes dados sob pena de estar sendo criado um processo de exclusão da sociedade e dos atores sociais, sem que os ganhos comerciais compensem tais perdas.

Efeitos na Economia:

Desde que o NAFTA foi assinado, tem sido difícil analisar seus efeitos macroeconômicos devido ao grande número de outros fatores na economia global. Inúmeros estudos de economia têm geralmente indicado que ao invés de criar um aumento no comércio, o NAFTA causou uma divergência comercial, na qual os membros da NAFTA passam a importar mais uns dos outros em detrimento de outras nações do mundo. Alguns economistas argumentam que a NAFTA aumentou a concentração de renda tanto no México como nos EUA.

De acordo com dados da OECD, indicadores macroeconômicos como o PIB canadense, taxas de desemprego e de poupança têm se modificado significativamente desde que a NAFTA foi implementada. Embora, como mencionado acima, essas mudanças não sejam necessariamente atribuíveis à NAFTA, pode haver ligações.

Há controvérsias sobre a NAFTA desde que foi primeiramente proposta. Corporações transnacionais tendiam a incentivar a NAFTA na crença de que baixas taxas tarifarias aumentariam seus lucros. Uniões trabalhistas no Canadá e nos Estados Unidos se opuseram a NAFTA por medo de que os empregos saíssem do país devido a menores custos de mão-de-obra no México. Alguns políticos se opuseram ao livre comércio por acreditarem que tornaria países, como o Canadá, em economias "branch plant"¹ permanentemente.

Fazendeiros no México se opuseram, e ainda se opõem, à NAFTA devido aos fortes subsídios de agricultura para os fazendeiros nos Estados Unidos que têm pressionado os preços da agricultura Mexicana. Os salários por lá tiveram uma redução de até 20% em alguns setores. A aprovação da NAFTA foi rapidamente seguida de revoltas entre os revolucionários Zapatistas, e a tensão entre eles e o governo Mexicano permanece um grande problema. Além disso, a NAFTA foi acompanhada de uma redução dramática da influência das Uniões trabalhistas nas áreas urbanas do México.

O NAFTA também foi acompanhado por um aumento dramático de imigração ilegal do México para os Estados Unidos; sendo muitas dessas pessoas são, presumivelmente, fazendeiros expulsos de suas terras por falência.

Oposições ao NAFTA também advêm de questões ambientais, justiça social, e outras organizações que acreditam que a NAFTA causa impactos não-econômicos negativos na saúde pública e meio-ambiente.







sábado, 19 de abril de 2008

ASEAN - ASSOCIAÇÃO DE NAÇÕES DO SUDESTE ASIÁTICO - THE ASSOCIATION OF SOUTHEAST ASIAN NATIONS



A Associação de Nações do Sudeste Asiático - ASEAN é uma organização regional de estados do sudeste asiático que foi constituída em 8 de Agosto de 1967.Os principais objetivos da ASEAN são acelerar o crescimento econômico e fomentar a paz e a estabilidade regionais. A ASEAN estabeleceu um fórum conjunto com o Japão, e um acordo de cooperação com a União Européia. A sede e secretariado permanente encontram-se em Jacarta.
Quando da primeira conferência da ASEAN, em Fevereiro de 1976, foi assinado o Tratado de Amizade e Cooperação, onde vinham descritos os princípios a ser seguidos pelas nações aderentes. Entre eles constam o respeito mútuo pela independência, soberania, igualdade, integridade territorial e identidade nacional e o direito de cada nação de se guiar livre de interferência, subversão ou coerção exterior. Ficou também definido nesse tratado que nenhuma nação deve interferir nos assuntos internos dos restantes, que os desentendimentos devem ser resolvidos de forma pacífica, que deve haver uma renúncia ao uso da força e uma efetiva cooperação entre todos.
Em 1992, os países participantes decidiram transformá-la em zona de livre-comércio, a ser implantada gradativamente até 2008. Foi fundada originalmente pela Tailândia, Indonésia, Malásia, Cingapura e Filipinas.
A nível econômico, desde a fundação da ASEAN e através de vários tratados, cresceram bastante as trocas comerciais entre os estados membros. Em 1992 foi criada a uma zona de comércio livre de modo a desenvolver a competitividade da região, que assim passou a funcionar como um bloco unido. O objectivo foi o de promover uma maior produtividade e competitividade. A nível de relações externas, a prioridade da ASEAN é fomentar o contacto com os países da região Ásia-Pacífico, mas foram também estabelecidos acordos de cooperação com o Japão, China e Coreia do Sul.

Os atuais membros da ASEAN são:
(por data de adesão)

- Tailândia (1967)
- Filipinas (1967)
- Malásia (1967)
- Cingapura (1967)
- Indonésia (1967)
- Brunei (1984)
- Vietnã (1995)
- Mianmar (1997)
- Laos (1997)
- Camboja (1999)

Membros observadores:

- Papua-Nova Guiné- Timor-Leste

in english:

The Association of Southeast Asian Nations, commonly referred to as ASEAN, is a geo-political and economic organization of 10 countries located in Southeast Asia, which was formed on August 8, 1967 by Indonesia, Malaysia, the Philippines, Singapore and Thailand. Its aims include the acceleration of economic growth, social progress, cultural development among its members, and the promotion of regional peace.In 2005, the bloc had a combined GDP (Nominal/PPP) of about USD$884 billion/$2.755 trillion growing at an average rate of around 4% per annum. Nominal GDP had grown to $1,066.4 billion in 2006.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

CARIMBO DE ENTRADA E SAÍDA NOS EMIRADOS ÁRABES - UAE IMMIGRATION STAMPS

VISTO PARA A BASE DO BRASIL NA ANTÁRTICA - BRAZILIAN VISA TO ANTARCTIC BASE

VISTOS - VISAS

CARIMBO DAS IMIGRAÇÕES DA ÁFRICA DO SUL / BOTSWANA E NICÁRAGUA - SOUTH AFRICA / BOTSWANA AND NICARAGUA IMMIGRATION STAMPS

VISTO DA REPÚBLICA DO USBEQUISTÃO - UZBEKISTAN REPUBLIC VISA

VISTO DA MONGÓLIA - MONGOLIA VISA

VISTO DE ANDORRA - ANDORRA VISA

CARIMBO IMIGRAÇÃO DO MYANMAR - MYANMAR IMMIGRATION STAMP

CARIMBO IMIGRAÇÃO DO KOSOVO - KOSOVO IMMIGRATION STAMP

VISTO INDIANO (INDIA) - INDIA VISA

MODELO DE VISTO PARA O REINO UNIDO - UNITED KINGDOM VISA

*Lembrando que brasileiros não precisam de visto para nenhum país da União Européia.

* Brazilian citizen do not need visa to countries from European Union.

* Les citoyens brésiliens ne besoin pas des visas pour les pays de la Union Européenne.

* Lembramos que todas as informações fornecidas neste Blog são meramente informativas. Antes de viajar consulte sempre seu agente de viagem e o consulado do país que visitará. Em casos de cidadania e/ou dupla nacionalidade, procure os consulados e/ou embaixadas na circunscrição da sua residência.

CARIMBO DA IMIGRAÇÃO DA SUIÇA - SWISS IMMIGRATION STAMP

CARIMBO IMIGRAÇÃO DO EGITO - EGYPTIAN IMMIGRATION STAMP

quarta-feira, 26 de março de 2008

VISTOS DA SUÍÇA, GÂMBIA, MÉXICO E QUÊNIA (SWITZERLAND, GAMBIA, MEXICO & KENYA VISAS IMMIGRATION)

Modelo do Visto da Suiça emitido em Cingapura (Switzerland Visa issued in Singapour)

Modelo do Visto de Gâmbia emitido na Espanha (Gambia Visa issued in Spain)

Modelo do Visto Antigo do México emitido nos EUA (Old Mexican Visa issued in USA)

e abaixo o Visto do Quênia (Kenyan Visa)

KREMLIN RÚSSIA (KREMLIN RUSSIA)

O Kremlin de Moscou serve de sede do governo da Rússia?

Kremlin (Кремль), sinônimo de "fortaleza" em russo, refere-se a qualquer complexo fortificado encontrado nas cidades russas históricas. A palavra é mais freqüentemente utilizada em referência ao mais conhecido deles, o Kremlin de Moscou, sede do governo da Rússia e da extinta União Soviética. É uma das maiores atrações turísticas da cidade de Moscou e ocupa cerca de 30 hectares e contém vários monumentos no seu interior.

No interior do Kremlin situam-se vários palácios e igrejas. Os mais importantes são:

Palácio do Congressos - construído entre 1961

Palácio do Grande Kremlin - construído entre 1839 e 1849 como residência dos imperadores russos.

Igreja da Deposição do Robe - construída entre 1484 e 1488, contém várias pinturas de estilo russo.

Catedral da Assunção - construída entre 1475 e 1479 pelo arquiteto Aristotle Fioravante, era a catedral do estado da Rússia; é uma combinação entre o estilo russo e o estilo renascentista italiano.

Igreja de Ivan, o Grande - construída entre 1505 e 1508 pelo arquiteto Bon Fryazin, tem um sino de 200 toneladas; em 1600, a torre é elevada até uma altura de 81 metros;

Catedral da Anunciação - construída entre 1484 e 1489, era a catedral privada dos czares;

Catedral do Arcanjo - construída entre 1505 e 1508, estão aqui enterrados vários príncipes e czares.

EMBAIXADA DO BRASIL EM BANGCOC - TAILÂNDIA BRAZILIAN EMBASSY IN BANGKOK - THAILAND

Embaixada da República Federativa do Brasil em Bangcoc -Tailândia
Embassy of the Federative Republic of Brazil in Bangkok - Thailand


สถานทูตบราซิลประจำกรุงเทพฯ ประเทศไทย



Endereço: 34F Lumpini Tower, 1168/101 Rua Rama IV
Thunmahamek, Bangkok 10120, THAILAND
Tel: (66 2) 679-8567/8
Operador ramal: 0
Celular: (66 81) 988-9960Fax: (66 2) 679-8569E-mail: info@brazilembassy.or.th

HORA DE FUNCIONAMENTO SEGUNDA A SEXTA-FEIRA 09:00 HRS - 17:00 HRS

Setor Comercial:Tel: (66 2) 679-8567/8 ramais 111 ou 112Fax: (66 2) 679-8569
E-mail: trade@brazilembassy.or.th
Setor Consular:Tel: (66 2) 679-8567/8 ramais 113 ou 114Fax: (66 2) 679-8569
E-mail: consular@brazilembassy.or.th

Aberto para o público de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 15:00 horas Tel: (02) 679-8567 ou (02) 679-8568. Para chamadas de fora da Tailândia: (+66 2) 679-8567 ou (+66 2) 679-8567

Plantão Consular: (081) 906-4238 Para chamadas de fora da Tailândia: (+66 1) 906-4238 (para a assistência a brasileiros em situações de emergência)

Visite o site da Embaixada do Brasil em Bangcoc aqui


* Lembramos que todas as informações fornecidas neste Blog são meramente informativas. Antes de viajar consulte sempre seu agente de viagem e o consulado do país que visitará. Em casos de cidadania e/ou dupla nacionalidade, procure os consulados e/ou embaixadas na circunscrição da sua residência.

EMBAIXADA DO BRASIL EM LISBOA PORTUGAL BRAZILIAN EMBASSY IN LISBON PORTUGAL


EMBAIXADA DO BRASIL EM LISBOA - PORTUGAL (Brazilian Embassy in Lisbon - Portugal)

Estrada das Laranjeiras, 1441649-021 Lisboa Portugal
Tel: 351. 21 7248510Fax: 351. 21 7267623

e-mail: geral@embaixadadobrasil.pt

A Embaixada do Brasil funciona, de segunda a sexta-feira, das 9:30 às 13: 00 (atendimento ao público) e das 15 às 18:30 (expediente interno).

A Quinta e o Palácio de Milflores, onde fica situada a Embaixada, foram construídos na segunda metade do século XVII. Parcialmente destruídos pelo terremoto de 1755, foram recuperados e sofreram várias alterações até alcançarem a sua atual arquitetura.

A chancelaria da Embaixada do Brasil está situada na Quinta de Milflores, próxima ao Jardim Zoológico de Lisboa. Os acessos de transportes públicos são feitos pela estação de metro Jardim Zoológico, comboio Entrecampos e Rodoviária de Lisboa. Outros pontos de referência nas proximidades são a Praça de Espanha e as Twin Towers.

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