terça-feira, 11 de março de 2008

ESPANHA, "PORQUE NO TE CALLAS"?






ESPANHA, "PORQUE NO TE CALLAS"?

Estava lendo uma reportagem de uma antropóloga e socióloga brasileira, que está na Espanha, onde ela afirma, que os brasileiros e os latinos estão há anos sofrendo com preconceitos por lá. Agora, a coisa melhorou, devido ao crescimento do Brasil e os investimentos espanhóis por aqui, mas a ignorância xenófoba continua, sendo uma coisa surpreendente, já que eles, os espanhóis, sofrem com preconceitos também. Para alguns franceses, a Espanha é considerada o “quintal” da França e eles “torceram o nariz” com a entrada da Espanha e Portugal na União Européia. Acho deplorável o preconceito, sempre aliado com a ignorância.

A imagem do Brasil lá, é de que somos todos capoeiristas - me deu um acesso de risos agora - e que somos todos sambistas! Ok, eu adoro meu país, o Brasil, sua cultura, mas eu não sou sambista e tão pouco consigo dar “piruetas” como nossos capoeiristas fazem com tamanha habilidade. Para mim, então, a partir de agora, toda espanhola sai na rua, dirige o carro e vai as compras dançando flamenco e tocando castanholas. Pronto! Essa é minha visão agora da Espanha, sem esquecer que acho que todo homem espanhol sai às ruas para um "dia a dia" normal, com aquele chapéu em formato de “cornos” e com aquele uniforme justíssimo de toureiro dividindo os testículos.

Outra tema citado no estudo dessa antropóloga brasileira, é de que eles acham, que o Brasil é o país das "putas", samba, capoeira e violência. A Espanha, para mim, a partir de hoje, é o país dos gigolôs - afinal eles viajam pelo mundo inteiro, atrás de meninas da vida "fácil" - do flamenco (todo espanhol, é professor de flamenco no meu ponto de vista, a partir de hoje) e acho que a Espanha é o país da violência também. Onde é que explodem bombas nos trens? Onde é que o grupo ETA, mata sem limites? Falar do vizinho é sempre mais fácil, não? Os espanhóis nos chamam, nós latinos americanos, de “sudacas”, pejorativamente, à partir de hoje, para mim, os espanhóis serão todos chamados carinhosamente de "espaNHACAS".

Nos pegaram para "Cristo", acho que todo cidadão, que tem mãe, irmã, avó ou filha brasileira, tem que “tomar as dores” sim! A prostituição não foi inventada aqui! Qual lugar do mundo não tem prostitutas? Se bem que na Arábia Saudita não deve ter! Bom, mas esse é um outro assunto.

Tenho lido por esses dias, sobre os "barrados por aqui" e sobre os "barrados por lá" e tem brasileiro que deixa mensagem e opinião nos comentários, das reportagens, que nós somos barrados porque somos mal vistos e mal educados! Que loucura é essa?
Vamos imaginar uma situação; Chego no aeroporto de Madri (só estou dando um exemplo, não pego um vôo para Madri, nesse momento, nem de graça) e quando me apresento na imigração com meu novo passaporte “Azul Mercosul", a imigração olha para minha cara e diz que não vou entrar no "Reino Encantado da Espanha" porque sou mal educado e mal visto? Não tem cabimento esse tipo de argumento!

Vamos lá, povo do meu Brasil, não quero mais ouvir que todo brasileiro é mal educado, eu sou brasileiro e que eu me lembre, não passei procuração para ninguém falar em meu nome. E outros comentaram também, no mesmo “chat”, da folha online, que já viram brasileiros gritando no aeroporto. Alguém seria louco de gritar na imigração de um país? Me parece tão estranho esse tipo de comentário!

Então é isso meus compatriotas, vamos parar de nos inferiorizarmos tanto, estrangeiro chega aqui e nós nos esforçamos tanto para entende-los, lá se você não fala o idioma deles, te dão às costas.
E não esqueçam a lição número "um", a Espanha, só não exige visto do Brasil, porque nos querem consumindo seus produtos, como Santander, Telefônica, BBVA etc., somos milhões de consumidores em potencial para eles, mas não somos bem vindos por lá? "Ô Coitados"!
Se fossemos um país sem prestigio, fraco economicamente, já teriam nos fechado as portas, na cara, DEFINITIVAMENTE e sem esquecer que a comunidade espanhola por aqui que não é pequena.

Vou deixar números aqui para ficar fácil de visualizar:
(adoro números, principalmente, quando é a nosso favor) risos

-Somos a 7ª nação que mais produz carro no mundo, 3.030.000 em 2006 contra 2.777.435 dos espanhóis que estão na 8ª posição;
-Somos a 5ª nação com mais usuários de internet com 42.600.000 usuários contra 18.000.000 de usuários da Espanha que está na 15ª posição no ranking mundial;
-Temos 120.000.000 de usuários de celular contra 46.000.000 de espanhóis com celulares;
-Somos a 8ª nação mais rica do mundo com um PIB de 2 trilhões de dólares (tanto pelo FMI, Banco Mundial e CIA World Factbook), a diferença do nosso PIB (o que um país produz) com o PIB espanhol, é de 700 bilhões de dólares a mais que o deles, equivalente ao PIB da Argentina;
- Em números de telefonia fixa estamos em 8º lugar, os espanhóis estão em 14º;
- Em produção de alumínio estamos na 6ª posição, os espanhóis estão em 17º;
- Em produção de Zinco, estamos na 17ª posição, já a Espanha nem aparece na lista;
- Em produção de gás estamos em 39º lugar contra a 85ª posição deles;
- Em petróleo estamos na 16ª posição, eles estão na 60ª;

E tantos outros números.

Sei que precisamos melhorar em muitas coisas, mas acho também, que estamos no caminho certo, o que não se pode é generalizar e estereotipar, colocando todos no mesmo "pacote". Temos problemas sim, mas somos um país que recebe a todos de qualquer parte do mundo de braços abertos, inclusive os espanhóis, que mesmo barrados por aqui, são deportados no mesmo dia, diferentemente de brasileiros que ficam presos no aeroporto de Barajas por até uma semana, passando por todo tipo de humilhação e constrangimento. Será que somos nós que não temos educação?

Tico

Nenhum comentário: