quinta-feira, 6 de março de 2008

ESTUDAR NO EXTERIOR PELA CAPES



A Capes, fundação do Ministério da Educação, investe no desenvolvimento da pós-graduação stricto sensu focada na formação de pessoal qualificado no Brasil e no exterior. É responsável por mais da metade das bolsas de pós-graduação no país, avalia cursos de mestrado e doutorado, além de financiar a produção e a cooperação científica.

Estes são os programas que a CAPES mantém no exterior:

Doutorado
Destinado a candidatos de comprovado desempenho acadêmico e que se dirijam a instituições de excelência e prestígio internacional, em áreas de reconhecida carência de grupos consolidados no país.

Estágio de Doutorando - PDEE
Proporciona aos estudantes de cursos de doutorado, com nota igual ou superior a 4 na última avaliação trienal da CAPES, a oportunidade de desenvolver parte de sua pesquisa em instituição no exterior de reconhecida excelência.

Estágio de Doutorando - Balcão
Proporciona aos estudantes de cursos de doutorado, com nota de avaliação 3 e cursos novos recomendados pela CAPES, a oportunidade de desenvolver parte de sua pesquisa em instituição no exterior de reconhecida excelência.

Estágio Pós-Doutoral
Permite que o professor e/ou pesquisador desenvolva atividades conjuntas com seu(s) colega(s) ou grupo congênere no exterior.

Programa de Apoio a Eventos no Exterior (PAEX)
Apóia a apresentação de trabalhos científicos de professores e pesquisadores em eventos no exterior.

Grande Prêmio CAPES de Teses
Apoio restrito aos ganhadores do Grande Prêmio CAPES de Teses para realização de Estágio Pós-Doutoral no Exterior e aos seus respectivos orientadores para a apresentação de trabalhos científicos em eventos no exterior.


*Para mais informações sobre bolsas de estudos e sobre a Capes, acesse o site: http://www.capes.gov.br/

Nenhum comentário: