DESAGRADO DE BLOGUEIRO
Pessoal fica aqui o meu desagrado e descontentamento com o que está ocorrendo com nossos compatriotas brasileiros que desembarcam na Espanha (segue link e video da matéria do Jornal Bom Dia Brasil, de 28/02/2008, quinta-feira, no final do texto). Mas antes de começar a escrever aqui fui dar uma pesquisada pela internet, porque eu estava atrás de números e dados, achei no site inforel.org os números e dados dos quais precisava.
Então vamos lá, só em 2007 foram impedidos de entrar na Espanha 3000 mil brasileiros!
Obviamente que o número de admitidos é muito maior, mas, mesmo assim, não deixa de ser um número significativo. Na Espanha, 27 mil brasileiros vivem e trabalham, falam em 70 mil, mesmo assim, ainda menos que os espanhóis que vivem aqui. Deste total, 7.628 tiveram suas situações regularizadas. Na Previdência Social espanhola, 16.5 mil brasileiros estão inscritos. Por outro lado, 81 mil espanhóis vivem no Brasil, isso mesmo, 81 mil e 57.8 mil estão aptos a votarem de acordo com o Censo Eleitoral de Residentes, isto é, estão legais. E o restante? Vinte e três mil, não estão. Não podemos esquecer também que todos nós, latino-americanos, somos descendentes de imigrantes europeus, africanos e asiáticos que chegaram aqui com "uma mão na frente e outra atrás", eram imigrantes pobres que vieram tentar a vida nas Américas, até porque, alguém que está com a vida estabilizada, dificilmente deixará seu próprio país. Fica aqui minha opinião. Que tal fazermos uma troca? Venham os brasileiros e vão-se os espanhóis! Obviamente que não! Mas acho que está havendo preconceito, sim, principalmente com a mulher brasileira. Os espanhóis alegam que há muitas prostitutas brasileiras na Espanha. Ok. Mas, não se pode generalizar, eles que façam uma investigação mais rigorosa, para que injustiças, como a do texto abaixo, não voltem a acontecer e que nós turistas brasileiros possamos continuar visitando a Espanha, sem essa sensação de preconceito no ar. Eu cheguei a escrever para a Embaixada e o Consulado do Brasil na Espanha, mas não obtive resposta, pelo menos até agora. Isso me faz lembrar um pouco os atentados de 11 de setembro em NYC, onde os americanos, tão preconceituosos com os latinos (aqui entre nós, acho que não sabem nem para que lado fica a América Latina), tão preocupados com a imigração latina, que acabaram esquecendo dos terroristas, daquele dia fatídico, que entraram sem problemas e estavam morando legalmente por lá.
Certo fez Fernando Henrique Cardoso, ex-Presidente do Brasil, que quando Portugal - pasmem vocês, quase não tem "portuga" vivendo aqui no Brasil – começou a fazer "graça" e a "barrar" dentistas brasileiros que viviam em Portugal, deportou dois aviões lotados de portugueses em São Paulo (um da Varig e outro da TAP) de volta para Lisboa. Retaliação? Não! Direitos iguais! Fica aqui, então, o meu desagrado.
domingo, 9 de março de 2008
OPINIÃO DE BLOGUEIRO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário