quinta-feira, 6 de março de 2008

REINO UNIDO APÓIA AMPLA REFORMA DAS INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS



Enfatizando a importância do papel de instituições internacionais eficientes na busca de soluções para os desafios globais, Gordon Brown declarou, em conferência de imprensa realizada em 8 de janeiro, que:

"As instituições mundiais estão necessitando de ampla reforma - o Banco Mundial, o FMI, a ONU, as diferentes organizações internacionais que foram criadas nos anos 1940 precisam ser reformadas e renovadas, e as reformas do Conselho de Segurança e do G8 também são parte importante desse processo."

Ele acredita que a aproximação do G8 com as maiores economias emergentes aumenta o poder de liderança do G8 no mundo. Esta aproximação é vital para avançar nas áreas prioritárias para o G8 que englobam as mudanças climáticas, o desenvolvimento e a economia global. Em discurso proferido em novembro, Gordon Brown afirmou que: "a expansão do G8 tem que ser contínua para abranger as influentes economias emergentes que se encontram de fora no momento, mas que contribuem com mais de um terço do PIB mundial". Em 8 de janeiro, ele reiteirou este ponto, declarando:

"O G8 + 5 se reúne regularmente, mas com menor frequência que o G8. Agora existem propostas para estender esse relacionamento e ampliá-lo, de forma que a China, a Índia, a África do Sul, o México e o Brasil façam parte das discussões, e isso é algo que apoiamos."

Nota aos editores:

1. Leia a íntegra da conferência de imprensa aqui

2. Leia a íntegra do discurso do Primeiro-Ministro Gordon Brown proferida em novembro em Mansion House aqui

3. Informações adicionais sobre esta nota podem ser obtidas com Karine Camargo Neves, Assessora de Imprensa, Embaixada Britânica, Tel: 61 3329 2330, Cel: 61 9229 1080.


BRITÂNICA, Embaixada. Disponível em: http://www.reinounido.org.br/ Acessado em 10 de fev. de 2008.

Nenhum comentário: