quinta-feira, 6 de março de 2008

COMISSÃO EUROPÉIA ANUNCIA PACOTE DE PROPOSTAS QUE VISAM À DIMINUIR A EMISSÃO DE GASES CAUSADORES DO AQUECIMENTO GLOBAL



A Comissão Européia anunciou em 23 de Janeiro um pacote de propostas para implementar as decisões acordadas pelos Chefes de Estado e de Governo da União Européia (UE) no Conselho Europeu do segundo semestre de 2007.

As propostas incluem:

· redução de 20% nas emissões de gases de efeito estufa na União Européia até 2020;
· 20% do consumo total de energia da União Européia devem ser provenientes de fontes renováveis até 2020;
· medidas para apoiar o desenvolvimento da captura e armazenamento de carbono (CCS) incluindo até 12 projetos demonstrativos.

O pacote de medidas também colocou o Esquema de Comércio de Emissões da União Européia (EU Emissions Trading Scheme - ETS) no centro da política climática da UE, incluindo o estabelecimento de um teto central único para as emissões em toda a região coberta pelo EU ETS até 2020 e nos anos seguintes, assegurando tanto a escassez quanto a segurança, com a mudança do atual sistema onde os Estados Membros definem tetos de emissão para suas próprias economias.

O Ministro de Relações Exteriores britânico, David Miliband, ressaltou a importância dessas propostas ambiciosas:

"O pacote de medidas da Comissão Européia para lidar a mudança climática é muito bem vindo. Eu também destaco a liderança assumida pelo comissário Barroso em propor tais medidas. O pacote de medidas apresentado agora ilustra o compromisso da União Européia com um dos maiores desafios quer o mundo enfrenta nos dias de hoje."

"Este é um passo importante para que a UE se torne uma 'União Ambiental'. Nós somos grandes apoiadores do Esquema de Comércio de Emissões da UE, assim como da proposta para criar um teto central europeu de emissões que irá ajudar a fornecer indicadores de longo prazo para a indústria investir em tecnologia de baixo carbono."



BRITÂNICA, Embaixada. Disponível em: http://www.reinounido.org.br/. Acessado em 10 de fev. de 2008.

Nenhum comentário: