quinta-feira, 6 de março de 2008

BANDEIRAS DOS PAÍSES MEMBROS DO MERCOSUL/MERCOSUR


(Bandeiras dos Países Membros do Mercosul/Mercosur)
* está incluída a bandeira da Venezuela, país que ainda não é membro permanente no bloco


BRASIL
A bandeira nacional do Brasil foi adotada em 19 de novembro de 1889 e segundo recomenda o decreto de lei nº 4 tem por base um retângulo verde com proporções de 07:10 e inscrito a ele um losango amarelo que inscreve um circulo azul atravessado por um dístico branco com as palavras "ORDEM E PROGRESSO" escrito em letras verdes, assim como 27 estrelas de cor branca.
A Bandeira adotada pelo Decreto n° 4, de 19 de novembro de 1889 permanece intacta até hoje, apenas no círculo azul sofreu o acréscimo de algumas estrelas representativas dos novos estados além de algumas modificações com respeito ao horário que deveriam ser visto as estrelas, que ora atendiam o decreto de número 4 com respeito ao parágrafo primeiro da Lei n° 5.443, de 28 de maio de 1968, determinando que as estrelas correspondiam ao aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889 (doze horas siderais) e outras o parágrafo primeiro do decreto Lei 5.700 de 1 de setembro 1971 estabelecendo que o céu correspondia às 20 horas e 30 minutos do mesmo dia 1889 o que resultou num paradoxo legislativo muito interessante, que segue abaixo Citação:

a legislação escreveu: Lei.5.700 de 1 de setembro 1971.
Artigo 3:
§ 1º - As constelações que figuram na Bandeira Nacional correspondem ao aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889 (doze horas siderais)e devem ser consideradas como vistas por um observador situado fora da esfera celeste.
Lei 8.421 de 11 de Maio de 1992.
Artigo 3 :
Parágrafo Primeiro - As constelações que figuram na Bandeira Nacional correspondem ao aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 20 horas, 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889 (doze horas siderais) e devem ser consideradas como vistas por um observador situado fora da esfera celeste.


ARGENTINA
A bandeira nacional da Argentina consiste de uma tribanda de duas listas azul-celeste com uma lista branca a separá-las. Na lista central encontra-se o emblema do sol, que, de acordo com a tradição, foi criado pelo General Belgrano antes da Batalha do Paraná, quando olhou para o céu. O emblema solar é um ícone importante na Argentina e apareceu em anteriores versões da bandeira. O símbolo é conhecido como Celeste, devido a cor azul de "um céu durante o dia nos ângulos normais de visada". O Sol, com 32 raios, sendo 16 retos e 16 ondulantes, também representa o "Sol de Maio"

PARAGUAI
A bandeira do Paraguai foi adaptada em 1842. Os emblemas e as proporções têm variado com o tempo.
A bandeira tem três listras coloridas em vermelho, branco e azul. As cores foram influenciadas pela tricolor francesa, que é um símbolo de libertação. O simbolismo das cores é muito rico para o povo paraguaio. O vermelho simboliza patriotismo, coragem, heroísmo, igualdade e justiça; o branco simboliza pureza, firmeza, união e paz; o azul simboliza tranquilidade, amor, conhecimento, verdade e liberdade.
Os emblemas dos dois lados da bandeira são diferentes. No anverso consta de uma estrela amarela de cinco pontes disposta no interior de uma grinalda verde encimada pelas palavras Republica de Paraguay. A estrela de Maio representa a data da independência, 14 de Maio de 1811. Na parte de trás da bandeira desenha-se o Selo do Tesouro do Paraguai: um leão com o barrete vermelho da liberdade no topo de uma vara. O Selo do Tesouro é o símbolo da defesa da liberdade nacional, que é representada pelo leão guardando o barrete frígio.

URUGUAI

A Bandeira do Uruguai é um dos símbolos nacionais do Uruguai. Adotada pelas leis de 16 de dezembro de 1828 e 12 de julho de 1930. Apresenta um sol na extremidade superior esquerda, e é a parte mais famosa da bandeira uruguaia. A estrela solar é o "Sol de Maio", também presente na bandeira da Argentina. A inclusão do sol na bandeira do Uruguai deve-se aos laços históricos que uniram as duas nações quando elas compunham as Províncias Unidas do Rio da Prata, na independência da Espanha. A disposição dos elementos que compõe a Bandeira do Uruguai é inspirada na bandeira dos Estados Unidos da América.


Nenhum comentário: