PF promete resolver problemas com passaporte após carnaval
Sistema na internet passará por manutenção durante o feriado para normalizar pedidos. Casos urgentes podem ser resolvidos na sede da Polícia Federal, no aeroporto Tom Jobim.
Os problemas de agendamento para emissão de passaporte no site da Polícia Federal (PF) devem terminar depois do carnaval, na quarta-feira de Cinzas (6). A promessa é que o novo sistema na internet, implantado em outubro de 2007 para emissão de um documento mais seguro contra fraudes, passe por manutenção entre a quinta-feira (31) e a quarta (6), quando deve estar pronto para fazer 3 mil agendamentos para o público.A delegada da PF e chefe de Passaporte, Viviane de Souza Freitas, relatou que o setor de passaporte tem recebido muitas reclamações do público, que não consegue realizar agendamentos no site, porque não aparecem datas disponíveis. Ela explicou que foram identificadas irregularidades no sistema, ainda muito novo, como a situação de duplicidade de registros para uma mesma pessoa interessada em obter o documento de viagem. O Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), responsável pelo sistema, reformulará o site durante o carnaval.
Como funciona e como vai funcionar
No sistema digitalizado, o público precisa acessar a internet para fazer uma solicitação de emissão de passaporte. Com o número de protocolo gerado, o interessado pode agendar a ida a um dos postos da PF no Rio, onde comparecerá com os documentos especificados no site e com o comprovante do pagamento da taxa de R$ 156,07."É importante saber que a solicitação tem validade de 90 dias. Com o número do protocolo de solicitação a pessoa pode fazer o agendamento. No site aparecerão disponíveis para marcar a ida ao posto da PF os 90 dias depois da data da solicitação. Por isso, as pessoas não devem entrar em pânico e correr pra cá. Isso não quer dizer que o agendamento está lotado e a pessoa não vai poder viajar. Depois das correções técnicas do site, os meses depois dos 90 dias aparecerão como 'ainda indisponíveis'. O acesso para o usuário ficará mais fácil", garantiu a delegada.
Solução para casos urgentes
Ela relatou que os problemas no sistema têm tumultuado o atendimento, mas que os problemas devem ser resolvidos após o carnaval. Segundo a delegada, as pessoas que têm um caso emergencial, como uma viagem por motivo de doença ou de trabalho, podem conseguir atendimento fora do agendamento eletrônico."Em casos urgentes, o interessado deve fazer uma carta com a justificativa da situação, anexar todos os documentos necessários para a emissão de passaporte e vir para a sede da PF, no aeroporto Tom Jobim. Esses pedidos são analisados na hora, mas apenas na sede, em nenhum outro posto. Se aceito o pedido, o requerente pode ser atendido no mesmo dia ou ter o agendamento para o dia seguinte", informou Viviane Freitas. Segundo a PF, nesta terça-feira (29), 30 pessoas com casos de emergência foram atendidas na sede da PF, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no subúrbio do Rio. Moradores de Niterói e Nova Iguaçu, os outros dois municípios do estado do Rio onde está disponível o sistema digitalizado de passaporte, devem procurar a sede da PF em sua cidade para resolver as situações de emergência. Os outros postos da Polícia Federal no município do Rio ficam no shopping Rio Sul, em Botafogo, no shopping Leblon, na Zona Sul e no shopping Via Parque, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. O horário de funcionamento desses postos é de 10h às 21h. A sede da PF fica aberta entre as 8h e 18h. Moradores de outros municípios do estado do Rio, como Angra dos Reis, Campos e Macaé, ainda não têm acesso ao sistema digitalizado e só podem fazer o modelo antigo do passaporte, de capa verde. O procedimento é feito por senha nos postos da PF em cada município.
Documento com padrão internacional
O novo passaporte, de capa azul, conta com 16 itens de segurança e segue padrão internacional, explicou a delegada Viviane. O procedimento de confecção, por ser mais elaborado, é responsabilidade da Casa da Moeda. O prazo para entrega do passaporte, após a entrega da documentação na PF, é de seis dias e o documento tem validade de cinco anos. A delegada Viviane Freitas pediu à população que se informe sobre os procedimentos de emissão de passaporte para não estimular a ação dos despachantes que cobram altas quantias de dinheiro para "agilizar"o processo de confecção do documento de viagem. Ela explicou que, muitas vezes, os despachantes apenas são melhor informados e executam tarefas simples como preencher a solicitação no site da PF."A população tem que ajudar a Polícia Federal. Fiscalizamos todo dia a conduta aqui. Quem paga um despachante fomenta uma atividade ilícita", declarou a delegada.
Agendamento só pela internet
No novo sistema, não é possível fazer agendamento sem a internet. Perguntada sobre a situação de pessoas que não tem acesso à internet, a delegada afirmou que a população deve procurar lan houses, que costumam cobrar por hora de acesso à rede.Segundo a PF, brasileiros com dupla nacionalidade devem levar o passaporte estrangeiro no momento do pedido do documento brasileiro para evitar problemas futuros de embarque. O documento estrangeiro deve constar no sistema da PF. Crianças maiores de 12 anos precisam apresentar documento de identidade com foto; a certidão de nascimento não é suficiente.A PF disponibiliza ao público um telefone de informações sobre a emissão de passaportes, das 8 às 18h: 3398-3004. A sede da Polícia Federal ficará fechada durante o carnaval e funcionará na quarta-feira de Cinzas (6), das 12h às 18h.
fonte portal G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário